Conheça os perigos dos banheiros públicos

Os perigos do banheiro público

Evitar banheiros públicos e vestiários é algo quase impossível, eles são essenciais para alívio na hora do xixi, ou para um banho decente após treinos, práticas esportivas, etc. Mas nem sempre esses locais são limpos da maneira correta e com isso podem acumular grandes quantidades de vírus e bactérias, pois são frequentados por muita gente. Aí entra o perigo: Doenças causadas por essas colônias.

A parte do corpo que mais sofre com esse tipo de doença é a pele, por entrar em contato direto com as superfícies afetadas, causando as famosas micoses. A regra para qualquer um evitar esse mal é tomar cuidado e se prevenir:

  • Não sente nos bancos desses locais sem roupas íntimas ou outro tipo de proteção (como toalhas);
  • Não ande descalço;
  • Lave muito bem as mãos com água e sabão antes e após usar o banheiro ou vestiário;
  • Tente não encostar a mão na maçaneta na hora da saída, pegue um papel para evitar o contato e jogue-o fora depois.

Essas dicas são importantes porque, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), pelo menos 25% dos homens não lavam as mãos após o uso do toalete. Não é possível distinguir quem o faz e quem não, e para seu próprio bem, não faça parte desse time, apenas esse ato seria capaz de salvar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, prevenindo diversas doenças mais sérias.

Perguntas frequentes

Por que é recomendado andar descalço nesses locais?

Esses locais não costumam ter uma limpeza frequente, e no chão se concentra a maior parte das bactérias. Para que o indivíduo ande descalço nesses locais, é necessário garantir que logo em seguida os pés sejam adequadamente limpos. Apesar disso, o ideal é usar chinelos de borracha.

Portadores de micose podem entrar na piscina?

De forma alguma. Por esse motivo os exames médicos realizados antes de frequentar o local são tão importantes, são eles que detectam essas doenças e fazem a restrição, protegendo os outros frequentadores. A transmissão de micoses ocorre por contato direto ou por qualquer objeto que faça a ligação da micose com a pele, como uma toalha ou um banco.

Como fazer para sentar no vaso sanitário de um banheiro público?

Evite isso a todo custo, mas se for realmente necessário, tome a precaução de forrar o vaso com papel protetor ou algumas camadas de papel higiênico, evitando o contato direto com as partes íntimas.

Que tipo de doença pode ser transmitida?

Os maiores riscos vem do contato com resíduos de fezes, urina e secreções genitais que contém bactérias capazes de causar infecções intestinais e até mesmo o vírus transmissor da hepatite A. Em algumas situações é possível contrair infecções genitais.

As transmissões ocorrem também por falta de cuidado com as mãos: são elas que encostam em tudo: vasos sanitários, torneiras, etc. Por meio desse contato é que os micro-organismos se alojam sob as unhas e entre os dedos.

Lista de objetos pessoais que não devem ser emprestados

  • Toalhas;
  • Roupas íntimas;
  • Sabonetes;
  • Cremes;
  • Alicates;
  • Aparelhos de barbear;
  • Aparelhos de depilação;
  • Maquiagem.

Postado em: Dicas, Notícias

Deixe um comentário (0) ↓

Comente

(11) 4117-1767

Higipack