Descarte correto de plásticos
É sabido, atualmente, que reciclar é quase uma obrigação, pois traz inúmeros benefícios para o meio ambiente e para a política econômica de nosso país.
Muitas empresas se tornaram grandes líderes de mercado trabalhando com materiais reciclados e transformando-os em outros produtos com a mesma ou outra utilidade, tornando os materiais já utilizados em novos.
Os produtos à base de plástico, por exemplo, são os mais prejudiciais ao meio ambiente.
Ao jogar uma sacola de plástico no meio ambiente, esta, demora milhares de anos para se decompor.
Reciclagem é um bom negócio
O plástico reutilizado pela empresas de reciclagem deixam de ser descartados de maneira imprudente e irresponsável para se transformarem em outro produto, contudo, as empresas que trabalham com a reciclagem de produtos não merecem aplausos apenas por sua postura a favor de um meio-ambiente mais saudável, mas também, por auxiliar em termos econômicos, uma vez que indústrias de reciclagem empregam pessoas, gerando renda para milhares de pessoas envolvidos no processo, desde à coleta até a transformação.
Conscientização global
Analisando uma comparação em longo prazo, podemos perceber, hoje, uma nova postura da sociedade diante da necessidade de reciclar. Prova disto são os métodos adotados para facilitar, ainda mais, a separação deste tipo de material. Algumas grandes empresas adotaram em suas instalações a separação seletiva. Talvez você já deva ter visto em algum lugar ou momento, latas com os símbolos de lixo orgânico, plástico, papel, vidro e metal, separadas por cores. Esta atitude não apenas facilita o despacho dos materiais, como também conscientiza a sociedade em relação à necessidade de um trabalho mútuo para a preservação de nosso próprio habitat.
Garrafas Pets
Um dos grandes líderes de reciclagem são as garrafas pets. O processo utilizado para o reaproveitamento do material é feito em quatro partes: lavagem; prensagem; extrusão e transformação de fios.
As garrafas pets, durante muito tempo, foram grandes vilãs do meio-ambiente. As indústrias de refrigerante, entre outras, foram preferindo trabalhar com um produto mais barato que o vidro, já que atualmente, não é mais comum vermos refrigerantes em garrafas de vidro.
Esta economia de empresas que trabalhavam com embalagens de vidro, trouxe um grande ‘’boom’’ ao mercado, tendo baixado os custos. Baixaram, também, o preço dos produtos, ganhando mais na consumação de uma quantidade maior.
Plásticos importantes para a reciclagem
Caso você seja uma pessoa consciente e queira contribuir para um mundo mais saudável, segue uma lista com os tipos de plásticos que podem ser processados e reaproveitados pela indústria:
- Plásticos de brinquedos;
- Garrafas Pets;
- Sacos de plástico diversos;
- Canos de PVC;
- Potes de plástico diversos;
- Copos descartáveis;
- Para-choques de carros;
Agora que você conhece alguns dos produtos mais comuns que podem ser reciclados, basta arrumar um cantinho em sua casa. Pode ser uma lata ou até mesmo um saco grande e separá-lo. Na maioria dos bairros existem profissionais que trabalham com este tipo de material, portanto, você não ficará com lixo acumulado em casa, não se preocupe.
Vale lembrar que esta atitude é para garantir um futuro melhor ao nosso plante e às futuras gerações. Não podemos esquecer que os buracos da camada de ozônio existem e crescem, de fato. Alguns produtos em aterros sanitários podem exalar substâncias que reagem prejudicialmente.
Postado em: Dicas, Reciclagem
Deixe um comentário (0) ↓